doutoramento políticas públicas

políticas públicas no ISCTE-IUL

O ISCTE-IUL é a única universidade que, em Portugal, oferece cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento em políticas públicas. Estes cursos preparam a próxima geração de decisores, assessores e analistas políticos, capacitando-os para enfrentarem os complexos desafios que se colocam no desenho e avaliação de políticas públicas no mundo contemporâneo.

Os cursos foram desenhados numa perspetiva interdisciplinar, integrando contributos da sociologia, análise política, direito, economia e relações internacionais. Organizados pela Escola de Sociologia e Políticas Públicas, contam com colaborações de outras unidades do ISCTE-IUL, em particular da Escola de Gestão. Focados no estudo da realidade portuguesa, integram sempre a análise da influência das dinâmicas europeias nas políticas públicas nacionais e do papel de organismos internacionais como a OCDE, a ONU e o Banco Mundial.

Os cursos proporcionam uma boa articulação entre teoria e prática e o acesso a conhecimentos e competências transversais num ambiente pluralista e diversificado. Para este efeito, desenvolveram-se iniciativas complementares das atividades de ensino, de que são exemplo:

  • a organização de estágios de mestrado de curta duração em organizações nacionais e internacionais;
  • a celebração de protocolos de colaboração com os think tanks dos principais partidos políticos portugueses;
  • a criação do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (IPPS-IUL);
  • a realização de ciclos de conferências internacionais em políticas públicas;
  • a ligação dos programas pós-graduados com os projetos de análise e avaliação de políticas públicas no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e de outras unidades de investigação.

O ISCTE-IUL oferece assim um conjunto de cursos que pretendem ser competitivos com os melhores a nível internacional.