doutoramento políticas públicas

estado e mercado: debates contemporâneos

Ano letivo 2017/18

Docente: Pedro Adão e Silva

Créditos (ECTS): 6
Horas de aula: 16
Número de sessões: 8
Área científica: políticas públicas
Língua de ensino: português

Semestre letivo: 2.º
Horário: segunda-feira, das 20h30 às 22h30
Calendário e Salas: consulte aqui

Objetivos

Apresentar aos estudantes algumas pesquisas exemplares assentes em modelos analíticos diferentes, que reflitam a relação entre Estado e mercado na provisão de políticas públicas em áreas sectoriais distintas.

Objetivos de Aprendizagem

O estudante que complete com sucesso a unidade curricular será capaz de:

  • mobilizar para a explicação e análise das políticas públicas diferentes modelos analíticos;
  • explicar padrões de mudança e configurações singulares das políticas públicas em áreas sectoriais distintas;
  • comparar a forma como diferentes modelos de análise estabelecem nexos causais distintos na relação entre Estado e mercado.

Programa

Em cada aula será discutido e analisado um livro:

1. Hall, Peter A. and David Soskice, Varieties of Capitalism: The Institutional Foundations of Comparative Advantage.

2. Paul Pierson, Dismantling the Welfare State?

3. Hugh Heclo, Modern Social Politics in Britain and Sweden

4. Tanja Borzel, States and Regions in the European Union: Institutional Adaptation in Germany and Spain

5. Ellen Immergut, Health Politics: Interests and Institutions in Western Europe

6. Nikolaos Zahariadis,  Markets, States, and Public Policy Privatization in Britain and France

7. Frank Dobbin, Forging Industrial Policy: The United States, Britain, and France in the Railway Age

8. Kathleen Thelen, How Institutions Evolve: The Political Economy of Skills in Germany, Britain, the United States, and Japan

Bibliografia básica

Para além dos livros indicados em “conteúdos programáticos” que correspondem à bibliografia básica, as seguintes referências são complementos bibliográficos importantes:

Hay, Colin, Michael Lister e David Marsh (2006), The State – theories and issues. Hampshire: Palgrave

Moran, Michael, Martin Rein e Robert E. Goodin (2006) (ed), The Oxford Handbook of Public Policy. Oxford: OUP.

Pierson, Paul (2004), Politics in Time – history, institutions, and social analysis. Princeton: Princeton University Press.

Sabatier, Paul A. (2007) (ed.), Theories of the Policy Process. Colorado: Westview.

Avaliação

A avaliação é realizada em 2 momentos: num primeiro momento os alunos farão uma apresentação na aula, em grupo, e num segundo um ensaio individual. O primeiro momento corresponde a 20% da nota final, enquanto o segundo corresponde a 70%, sendo os restantes 10% resultantes da participação nas aulas.

[versão completa disponível em Fénix]